Informações Médicas

Home Versão em PDF
Copyright © 1997 - 2024 Dr. Pierre d'Almeida Telles Filho

Asma Brônquica

Poluição Atmosférica e Asma Urbana

PADRÕES DE QUALIDADE DO AR

Definições

Padrões de Qualidade do Ar — São as medidas utilizadas como base para determinar as concentrações de poluentes atmosféricos em ambientes externos que, ultrapassadas, podem afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população.

Poluentes Atmosféricos Qualquer forma de matéria ou energia em quantidade, concentração, intensidade, intervalo de tempo ou demais características em desacordo com os padrões estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde e ao bem-estar público.

A poluição atmosférica deixou de ser uma característica exclusiva dos grandes centros populacionais urbanos ou polos industriais. Suas consequências também podem ser observadas em queima de biomassa, uso de técnicas de pulverização de agrotóxicos e nas atividades de mineração, dentre outras.

No Brasil os padrões de qualidade do ar são estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 491/2018, que revogou e substituiu a Resolução CONAMA nº 3/1990.

Segundo esta Resolução, o padrão de qualidade do ar é um dos instrumentos de gestão da qualidade do ar, determinado como valor de concentração de um poluente específico na atmosfera, associado a um intervalo de tempo de exposição, para que o meio ambiente e a saúde da população sejam preservados em relação aos riscos de danos causados pela poluição atmosférica.

RESOLUÇÃO Nº 491, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 em arquivo PDF >>

 
Última Atualização: - 05/06/2020