Informações Médicas

Home Versão em PDF
Copyright © 1997 - 2021
Dr. Pierre d´Almeida Telles Filho

Asma Brônquica

História da Asma

Relato de Kustner

Descrição da reação anafilática de Küstner, 24 anos, conhecido por ser "supersensível à carne de peixe" desde a idade de 6 anos. Artigo publicado em 1921 por Otto Carl Prausnitz e Heinz Küstner, no Instituto de Higiene da Universidade de Breslau

"Meia hora após a ingestão de pequena quantidade de peixe de água do mar ou de água doce sucedia: prurido no couro cabeludo, no pescoço e no baixo ventre, com uma sensação de boca seca; pouco tempo após ocorria edema e congestão das conjuntivas, abundante secreção das vias respiratórias, com crise intensa de espirros, tosse irritativa, rouquidão, disfonia, e forte dispneia inspiratória. A pele tornava-se  eritematosa, sobretudo ao nível da face, com a presença de numerosas pápulas confluentes, pruriginosas, medindo 1 a 2 cm. Não havia sudorese. Duas horas após desencadeava-se importante salivação seguida de vômitos, após os quais os sintomas regrediam progressivamente. A temperatura, as funções cardíacas e renais nunca se alteraram, permanecendo normais. Dez a doze horas após, todos os sintomas desapareciam. Somente persistia uma sensação de extrema prostração durante aproximadamente 24 horas.

Após cada ataque sucedia-se um período de oligúria e de constipação, fenômenos provavelmente ligados à desidratação decorrente dos vômitos.

Os autores sinalizam como uma forma menor desta doença a constatação por Küstner do aparecimento de uma "urticária" nos lábios por ocasião do contato com o peixe. Todos estes sinais e sintomas de hipersensibilidade  não eram de ordem psicológica, pois eles apareceram quando Küstner comera, sem saber, alimentos que continham peixe. Certa vez ingerira atum pensando ser carne e, em outra ocasião reagiu a um condimento que tinha sido cortado numa tábua em que anteriormente haviam sido preparadas anchovas. No entanto, Küstner podia comer caviar sem problemas. A substância ativa parecia encontrar-se na carne dos peixes e como um  dado curioso, ele não passava mal quando comia peixe cru, não podendo comer, entretanto, peixe cozido".