Asma brônquica é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas, limitação variável do fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento, cuja prevalência vem aumentando nas últimas décadas. As células estruturais, especialmente as células epiteliais das vias aéreas e as células dos músculo liso das vias aéreas, também podem liberar mediadores inflamatórios que desencadeaiam e perpetuam a inflamação. Muitos (> 100) mediadores foram implicados na asma, incluindo mediadores lipídicos, como os leucotrienos, prostaglandina D2, citocinas e quimiocinas que atraem células inflamatórias como células TH2 e eosinófilos até as vias aéreas. Na asma grave, células TH17 também podem estar envolvidas e ligadas à inflamação neutrofílica.
Sob o ponto de vista clínico, pode se manifestar através de simples episódios de tosse até acessos recorrentes de severa dispneia, podendo, inclusive, determinar a morte. Esta doença acomete pessoas de qualquer faixa etária, todas etnias e classes sociais em todos os países.
Para melhor conhecimento da doença contribuíram vários segmentos das ciências fundamentais ligadas à medicina tais como: a biologia celular e molecular, citologia, genética molecular, bioquímica, fisiologia, farmacologia e a imunologia, base fundamental da alergia. A introdução de novas tecnologias provocou uma revolução em conceitos. Alguns mudaram, novos surgiram, alterando e acelerando os rumos das investigações, ampliando-se largamente a base de conhecimentos sobre a doença.
Embora as informações sobre muitos aspectos da asma tenham aumentado nas últimas décadas, as causas fundamentais da doença ainda não são conhecidas.
Este portal sobre Asma Brônquica está dividido em duas partes; a primeira tem como propósito fornecer informações ao público leigo, aos pacientes com asma e seus familiares; a segunda é dedicada aos profissionais da área de saúde, através de 90 tópicos que abordam desde a definição e os mecanismos básicos do processo inflamatório implicados na biopatologia até as formas de tratamento e manejo clínico da doença.

 

 

 

Autor: Dr. Pierre d'Almeida Telles Filho  Politica de Privacidade  Politica Editorial

Última Atualização: 01/12/2019

Nos aderimos aos principios da charte HONcode da Fondation HON Nos aderimos aos principios da carta HONcode.
Verifique aqui.